domingo, 8 de maio de 2011

Alimentação é Tudo!

Você sabia que escolhendo os alimentos certos, eles podem substitur alguns remédios, além de prevenir doenças?!

Benefícios que os alimentos trazem para sua saúde:


Couve - Combate tosse e rouquidão
Ferva uma folha cortada em tiras em uma  xícara de leite adoçado com mel, coe,  tome e confira o resultado.

Azeitona - aumentam o peso, combatem a prisão de ventre  e os cálculos biliares.

Amêndoas Doces - formam carnes sãs e neutralizam a acidez do  sangue.

Alface- Possui sais de enxofre, silício e fósforo vitais para saúde dos cabelos e da pele. Comprar folhas viçosas,  limpas  de cor  brilhante sem manchas. Retire  as folhas muchas , conserva de 4/5 dias na geladeira embrulhada em plástico. Cada 100 gramas contém 16 cal. – 2,3 glicidios e 1,2 proteínas.

Maracujá –  Fonte de fibras, potássio e vitamina B12, tem fama de calmante. Prefira os de casca lisa.

Truta, Sardinha, cavala, atum e Salmão -    contém omega 3 – combate o colesterol e a depressão

Maça – contem quercetina, substancia que protege os pulmões dos efeitos da poluição. As fibras funcionam como esponja dentro das artérias limpando o sangue do colesterol. É recomendada nas afecções de estômago, bexiga e rins. Antiacidas, ativam o fígado e dissolvem o ácido úrico.

Limão -   É tônico e diaforético. O ácido cítrico, a pectina, a limonina, o pinene e a felandrina são alguns dos princípios ativos que fazem do limão excelente remédio contra o escorbuto, hemorragia, distúrbio estomacal e intestinal, anomalias relativas ao ácido úrico, arteriosclerose, nevralgias, hemicranias, hipertensão, obesidade e metabolismo basal alterado. Desinfeta feridas e cura afecções da boca e garganta. É desintoxicante, adstringente e desinflamante.
*Ácido úrico e gota – espremer em meio cálice de água o suco de 3 limões e beber esta dose pela manhã em jejum por 10 dias seguidos. Interromper p/1 semana e então repetir a dose.

*Arteriosclerose e hipertensão – beber o suco de 1 limão de uma só vez. No dia seguinte 2 limões, ir aumentando os limões a cada dia até o 10 dia. Repousar p/seis dias e repetir a dose.

*Febre – para aumentar a secreção urinaria durante a febre dar ao doente uma limonada quente e adoçada. Se estiver com diarréia não beber pois aumentaria os distúrbios intestinais.

Melancia -   Propriedade diurética, enérgicas e laxante suave. Aconselha-se o seu consumo nos casos de ascite e obstrução renal, pois seu suco promove a rápida eliminação do ácido único. Tratamento Artrite, reumatismo, acidez  gástrica, dispepsia, afecções  dos Rins e da bexiga. Batida junto c/ sementes em forma de suco, serve como vermífuga e diurética.

Abacaxi -  Diurético brando, vermífugo, calmante da tosse e expectorante benéfico nas doenças do aparelho respiratório, facilita a digestão e desobstrui o fígado. Contem vitamina C e pequena quantidade de vitamina B1. Auxilia na digestão, especialmente das carnes. Contem bromelina, um antiinflamatorio que previne dores de garganta e resfriados. É o suco diurético que ajuda a perder peso.

Tomate - Rica em substâncias nutritivas e vitaminas, e sob forma de suco constitui alimento incomparável para a criança. São diuréticos, Laxativos, digestivos e tônicos. Curam hemorróidas, eliminando Ácido urico tirando as sementes, debelam gripes, tosses, rouquidão, etc..

Almeirão - Fonte de vitaminas e sais minerais, ótimo para o fígado e a Vesícula. As sementes germinam em duas semanas e a colheita Inicia-se depois de 60/ 70 dias.


Beterraba - Rica em vitaminas e sais tanto nos tubérculos c/ nas folhas.     As sementes levam 2 semanas para germinar, e a colheita 2 meses após o plantio.

Pimenta  Vermelha- Um pedacinho deste fruto picante todos os dias em nossas refeições, estimula o metabolismo geral do organismo sendo possível queimar até 25% a + cal. p/dia.
A Capsaicina(substancia encontrada na casca do fruto) pode ter efeito anticancerígeno. A pimenta pode impedir o fígado de transformar hidrocarbonetos poliaromáticos (componentes encontrado nas carnes defumadas e grelhadas) e aflatoxinas (toxina encontrada em grãos e seus produtos industrializados) em substâncias tóxicas que facilitam o desenvolvimento do câncer.
A capsaicina reduz a dependência da nicotina, elimina a sensação de estômago pesado, ajuda a dissolver as gorduras, reduz o nível de triglicérides e o de colesterol no sangue.
 Conserva: Limpe  c/ um   pano  coloque em um frasco de vidro transparente c/vinagre e  sal e para ficar bonito, Acrescente folhas de louro, dentes de alho e pimenta  do reino para enfeitar.


Morangos -    Além do seu aroma e gosto especial, têm propriedades antigotosas e vermífugas. As espécies silvestres dissolvem as concreções articulares do ácido úrico. Contem cálcio, fósforo, ferro e magnésio. Boas quantidades de vitaminas B1 e C. Seu poder de hidratar e nutrir faz com que seja largamente usado na área da estética. 
 Funciona como digestivo, e agente eliminador das toxinas. O suco da fruta, tomado após as refeições, tonifica todo o organismo, ajuda a combater a taxa de colesterol no sangue. O ácido salicílico, que o morango contém em abundância, é uma substancia recomendada para o tratamento da gota e do reumatismo. as raízes do morango, cozidos em pouca água. Ele vai ajudar a manter os rins e o fígado em bom funcionamento. O chá que deve ser feito com os caules ajuda a eliminar catarros pulmonares, pedras nas bexiga e afecções da vesícula, além de combater a queda dos cabelos. As folhas podem ser usadas em compressas para eliminar irritações da pele ou acelerar o processo de cicatrização de feridas.
 Amasse as folhas ate formar uma pasta, coloque esta sobre uma gaze e aplique sobre a parte afetada. Para fazer mascara p/ qualquer tipo de pele, amasse-os em uma peneira, para que somente o suco da fruta seja aproveitado. Molhe algumas gazes no suco e aplique essas gazes sobre a pele.

Se tomou sol, dissolva a mascara com um pouco de água mineral, vai hidratar sua pele e evitar que ela escame. Deixe a mascara agir por 20 minutos e retire-a com uma toalha molhada. Para rejuvenescer acrescente iorgute natural, e se misturar à mascara creme de leite além de hidratar, ela irá acalmar a pele, devolvendo-lhe a maciez natural de uma pele de bebê.

Nos cabelos úmidos este creme age da mesma maneira, dando brilho a qualquer tipo de cabelo, deixe agir por 10 minutos com uma touca plástica, retire faça uma massagem na raiz , recoloque a touca por 15 minutos e lave com xampu neutro.


 Cerejas -        fortalecem o sangue, dão boa cor e
favorecem a função renal. As hastes das frutas são consideradas laxantes, diuréticas. As frutas são usadas como emolientes, calmantes, diuréticos: 100 grs. De polpa contem 300 unidades de vitamina A – nas analises foram encontrados açúcar e pectina. Antiacidas, combatem indigestões, anemia, gota e reumatismo.

Alperces (damascos) -        convêm às pessoas que necessitam de um tratamento ao mesmo tempo tônico e depurativo. Combatem a obesidade e náuseas.

Ameixas -      têm virtudes laxativas e purificadoras. Estimulam o fígado e intestino.
Oleaginosa-  possuem a propriedade de eliminar do nosso corpo todas as toxinas e de fazê-lo refractário à ação de muitos venenos.


Melão - Utiliza-se em casos especiais, como emoliente, laxativo e diurético. São nutritivos.

Pêra -      É muito digestiva. Diurética e purificadora  do   sangue

Laranja -   É tônica, calmante e purificadora.  Rica em vitamina C, tem pequenas quantidades de vitamina do complexo B. Tem ação desintoxicante e auxilia o funcionamento intestinal, principalmente quando ingerida com o bagaço. Alcalinizam o sangue, e dissolvem o ácido úrico.

Abacate -       nutritivo, anti-ácido e laxativo. Contem vitaminas A, B1 e B2, cálcio, fósforo ferro e magnésio. Sua gordura é de fácil digestão. Batido com leite é ainda mais nutritivo e pode ser dado até para crianças pequenas. Combate a anemia e prisão de ventre.

Figos -           são nutritivos em alto grau. Os figos contem ferro, fósforo e cálcio; vitaminas A, 1 e B2. Os figos são tônicos, laxativos e urificadores do peito e pulmões.

Tâmaras -   aumentam o calor orgânico e energia nervosa.

Framboesa -  acalma a excitação nervosa e purifica o sangue.

Passas -  Ativam a combustão orgânica, o cérebro e os rins.

Banana-    Contem ferro, cálcio e fósforo, vitaminas do complexo B e vitamina C. Alimentícia e laxativa.


Uvas -      Grande alimento, laxativa, diuretica e calmante.

Caju -     É uma das frutas + ricas em vitamina C. A casca é usada p/ gargarejos e cicatrizações. O suco é diurético, antifebril, antidiabético, antisifilitico, antiescorbutico, calmante. Em 100 grs. de polpa tem 219mg de vit. C. Nas analises foram encontrados glucose, tanino, sais minerais e concentração de vit. C, ácido cardol e anacárdio.

Figos- Chumbos -    refrescantes, laxativos e descongestionantes do fígado.

Acerola -        contem vitamina C. É considerada “milagre vegetal” por sua exuberante produção. Em 100 grs. Da folha da fruta há 5 mil unidades de vitamina C. possui ferro, tanino, vitaminas. O fruto comestível é antidesintérico, diurético, antifebril.

Goiaba -        Contem cálcio, ferro e vitamina C.

Mamão -        vitamina A, vitaminas do complexo B e C. possui papaina, uma substancia que auxilia a digestão. As sementes podem ser ingeridas para auxiliar o trabalho intestinal. Laxante calmante ideal para quem tem estômago sensível.

Manga -         possui potassio, betacaroteno, rica em vitamina A e C, fortalece o cabelo, a pele e as unhas.

Pêssego -      Contem vitamina A, vitamina C; cálcio, fósforo e ferro em pequenas quantidades. Laxativos, diureticos e alcalinos.

Caqui -           é rica em vitaminas A, C, contém glucose, potássio, tanino. As sementes são abortivas; é considerada diurética e digestiva.

Carambola-   é indicada como antiescorbútica, antifebril, nas erupções  cutânias, manchas, etc. encerra ácido oxálico, sais e vitaminas.

Castanhas -   Alimentícias, ativam o intestino e aliviam os rins.

Castanha do Pará - seu uso é indicado como emoliente, antianêmico, nutritivo, contem óleo, oleina, estearina, fécula, açúcar, celulose, nitrogênio, sais minerais, fósforo, etc. 
Duas amêndoas substituem um ovo na dieta e é considerada como “carne vegetal” devido o seu grande teor de proteína.

Café -    A bebida é exaltante do sistema nervoso, ativa o cérebro, os músculos cardíacos, age nas febres, coqueluche, gota, diarréia. É antídoto para embriaguez, ópio, morfina. Contém cafeína, cafeona, graxas, óleo, azoto, tanino, caseína, glucose, potássio, dextrina, cobre, litina, rubídio etc... estimula a memória.

Feijão -   Contra anemia, contem ferro, fibras e proteínas. Protege contra infecções e ajuda a reduzir riscos e doenças do coração, rico em vitaminas do complexo B. na gravidez previne contra a má formação do feto. Aumenta a fertilidade dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA DE COMEMORAR A VIDA!

Hoje não é só mais um aniversário, é a celebração a vida! Passei esses dias pensando: "Quantos aniversários se passaram sem eu comemorá...