sábado, 2 de julho de 2011

Faça você mesmo: Escova Progressiva Americana

Essa é a receita da Escova Progressiva Americana à base de guanidina que relaxa e alisa os cabelos, especialmente cabelos crespos ou muito enrolados. 
Há no mercado vários kits completos de relaxamento, um dos mais famosos é o Kit Force Relax da Loreal, que custa mais de $800 Reais. Você não precisa comprar os kits completos. A receita abaixo é caseira, assim você pode salvar muito dinheiro e ter os mesmos resultados dos kits profissionais.
A guanidina usada pode ser de qualquer marca, da Amend, Affirm, Niely, etc. Saiba que a guanidica danifica os cabelos, ela deposita cálcio no couro cabeludo, o que faz com que seja mais difícil para o cabelo absorver e manter oleosidade. Em suma seus cabelos ficarão mais frágeis e ressecados após o relaxamento.
Prepare seus Cabelos Abtes do Relaxamento
Você pode relaxar seus cabelos em casa, mas eu recomendo ter a ajuda de outra pessoa durante a aplicação, pois é cansativo e difícil passar o produto no cabelo todo sozinha.
Se essa é a primeira vez que relaxa os cabelos, use a fórmula no cabelo todo, da raíz ás pontas. É preciso relaxar o cabelo novamente assim que seu cabelo cresce, geralmente a cada 6 semanas.
Ao fazer o relaxamento novamente, faça somente na parte que cresceu (a parte que está crespa ou enrolada), o restante dos seus cabelos ficam muito frágeis e porosos e não aguentam mais guanidina.
Proteja o comprimento e pontas dos seus cabelos com um serum ou azeite antes de começar a aplicação.
Deixe seu cabelo sem lavar por 3 ou 4 dias antes do relaxamento, o sebo natural protege seu couro cabeludo.
Teste de Mechas
Faça um teste de mechas para saber se seu cabelo aguenta ser relaxado. Aplique guanidina com um pincél em uma mecha pequena (de preferência da nuca). Deixe a fórmula agir por 15 minutos, lave, seque. Se a mecha não estiver elástica ou quebradiça, pode proceder com o relaxamento. É normal que a mecha esteja ressecada.
Ingredientes:
  • Shampoo neutralizador (você pode fazer o seu em casa – misture 30ml de um shampoo de sua preferência, não deve ser anti resíduo, com 15ml de iogurte natural e 15ml de vinagre de maçã)
  • 15ml de óleo de jojoba
  • 15ml de vaselina
  • 50ml de guanidina (ou mais se for muito cabelo).
  • 40ml de silicone, eu recomendo o da Natustrato
  • 10ml de queratina líquida ou em gel (pode ser composto de queratina), eu recomedo Natustrato ou da Minas Flor
  • 60ml de defrizante, eu recomendo Nicaza, Keramax ou Minas Flor
  • 10ml de vitaminas A e E
Materiais Extras:
  • Luvas de silicone
  • Uma bacia de plástico
  • Um borrifador vazio e limpo
  • Um pincél largo médio
  • Um pente de dentes largos de madeira
  • Secador
  • Chapinha
Passo a Passo:
1) Misture jojoba e vaselina e espalhe essa mistura pelo couro cabeludo todo.
2) Borrife ou espalhe uma mistura de 4ml de queratina e 15ml de água da torneira, isso irá protegê-los e deixá-los mais saudáveis.
3) Com o pincél passe a guanidina. Volte à área da nuca e aplique mais na raíz, não passe diretamente no couro cabeludo.
4) Penteie o cabelo todo com o pente de madeira para espalhar o produto, caso seja a primeira vez fazendo o relaxamento, passe somente na parte que cresceu se o faz pela segunda vez.
5) Espere de 15 a 30 minutos, sempre cheque a consistência do fio. Cabelos crespos precisam de mais tempo. Caso o couro cabeludo fique irritado ou comece a arder muito, lave os cabelos. É normal sentir coceira.
6) Enxágue bem os cabelos em água morna de 5 a 7 minutos, tente deixar os cabelos bem lisos ao fazer isso.
7) Passe o shampoo neutralizador e enxágue bem. Não use condicionador.
8 )Seque com o secador até 70%, deixando os cabelos húmidos. Misture as vitaminas, o restante da queratina (6ml), silicone e defrizante. Aplique essa mistura nos cabelos. Penteie com o pente de madeira.
9) Passe um protetor térmico. Seque com o secador e em seguida passe a chapinha.
10) Finalize com defrizante ou leave-in.

Como deixar cabelos crespos liso e como cuidar de cabelos com química
Há várias dicas de alisamento caseiro que podem aumentar a duração da sua escova progressiva ou relaxamento. Hidratação é muito importante.
  • Use cremes de tratamento à base de tutano 1 vez pos semana, eu recomendo o da Capicilin ou Silicon Tu, ou hidrate usando as receitas caseiras desse artigo que são ótimas.
  • Sempre use shampoo sem sulfato, de preferência orgânico, como o da Éh orgânico ou faça seu próprio shampoo orgânico em casa, veja a receita aqui.
  • Adicione Bepantol líquido ao seu shampoo e condicionador.
  • Passe Bepantol líquido e óleo de jojoba toda noite antes de dormir.
  • Use óleo de pequi nas pontas.
Os resultados da escova progressiva americana são permanentes, seu cabelo continuará crescendo crespos ou enrolados, mas o comprimento e pontas ficarão alisados para sempre. Cabelos relaxados exigem muito cuidade e manutenção, você deve relaxar a parte que cresceu a cada 6 semanas. Tome cuidado e saiba que guanidina se mal aplicada pode causar danos ao couro cabeludo. Siga as instruções do artigo à risca. Eu não me responsabilizo por possívei danos causados aos seus cabelos, use seu bom senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário