domingo, 18 de setembro de 2011

Os Benefícios da Quinoa


A quinoa é um alimento extremamente poderoso,  de alto valor nutritivo, que foi considerado o melhor alimento de origem vegetal pela Academia de Ciências dos Estados Unidos.
Seu extraordinário valor nutritivo só é comparado ao leite materno e, por isso, foi selecionada para fazer parte da dieta dos astronautas em vôos espaciais de longa duração.
É uma fonte riquíssima de proteínas, de ômega 3 e 6, é isento de glúten, possui carboidratos de baixo índice glicêmico, contém vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C e E, possui quantidades significativas de minerais como ferro, fosforo, zinco  e cálcio,  tem um alto teor de fibras e de fitoestrógenos.

Blog97 Os Benefícios Da Quinoa
Além disso, a quinoa possui todos os 20 aminoácidos que o organismo necessita, dentre os quais a metionina e a lisina, que são excelentes para a imunidade, a inteligência e a memória.
O consumo da quinoa aumenta significativamente a imunidade do organismo e é eficiente na prevenção de várias doenças como a anemia (pelo alto teor de ferro), tuberculose, problemas hepáticos, osteoporose, doenças do coração e outras enfermidades crônicas.
Atua, ainda, nos processos de cicatrização, na recuperação das fibras musculares, na regulação das funções cardiovasculares e na redução de danos gastrointestinais.
Por possuir fitoestrógenos, substância que cumpre o papel do  hormônio no organismo, a quinoa é excelente para todas as alterações decorrentes da deficiência de estrogênio na menopausa.
As fibras presentes neste alimento aumentam a sensação de saciedade, ajudam a emagrecer, melhora o funcionamento intestinal, controla a glicemia e, por conta também da saponina, substancia detergente presente na quinoa, ajuda a reduzir o colesterol.
Por ser rica em triptofano, a quinoa estimula a sensação de bem estar e controla a ansiedade.
Pode ser consumida por qualquer pessoa, inclusive os portadores de doença celíaca, e é especialmente indicada para crianças, idosos, gestantes, lactantes, vegetarianos e esportistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário