sábado, 2 de julho de 2011

Estresse.... você tem?

A solução para o estresse está no prato



O estresse faz parte da vida moderna, mas isso não significa que você precise conviver com ele. Pelo contrário, a ansiedade, a irritação e até a tristeza causadas pelo estresse fazem mal à saúde, atrapalham o rendimento no trabalho e ainda afastam as pessoas que nos querem bem. Afinal, quem é que aguenta alguém de cara emburrada e humor inconstante todo santo dia?
Ainda bem que resolver o problema é mais fácil do que parece. Basta colocar no prato alimentos que estimulam o bom funcionamento do sistema nervoso. Como? A nutróloga Liliane Oppermann preparou uma lista de alimentos que, além de diminuir os sintomas do estresse, ajudam a manter a forma. Confira!
CASTANHA-DO-PARÁ: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. É rica em selênio, poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária necessária.
ALFACE: ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço. Use e abuse, inclusive no preparo de sucos desintoxicantes, nas saladas cruas e nos chás terapêuticos.
BANANA: diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranquilo, já que é rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A fruta também dá o maior pique porque possui vitamina B6, que produz energia. Mas não exagere, pois ela contém muita frutose e, consequentemente, acaba engordando.
ESPINAFRE: contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, tem magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.
FRUTOS DO MAR: são ricos em zinco e selênio, que agem no cérebro diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (ômega 3), essenciais para o bom funcionamento do coração. Só não exagere, pois os frutos do mar também contêm colesterol.
JABUTICABA: Essa frutinha contém ferro – que combate a anemia – e vitamina C, que aumenta as defesas do organismo. Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. Além disso, a jabuticaba é rica em carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam. Para não prender o intestino, a cada dez jabuticabas, mastigue (e ingira) uma com casca e tudo.
LARANJA: rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga. Opte por consumi-la em pedaços ou gomos. A laranja é rica em fibras (principalmente a pectina), muito benéficas aos intestinos.
OVOS: os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), o ácido fólico e a acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória. Dois ovos por semana são uma porção bastante saudável.
UVA: essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonoides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética. Use-a também nos sucos desintoxicantes e nas saladas verdes.
CHOCOLATE: é um dos alimentos que têm maior impacto sobre o humor. Possui açúcar, agindo como calmante no cérebro agitado. Contém tirosina, substância que estimula a produção de serotonina. Uma unidade de bombom ao dia, de preferência amargo, é suficiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário